Programas de Graduação
Programa de Graduação em Anatomia
Desde a sua criação, há mais de 200 anos atrás, o Departamento de Anatomia, atual Programa de Graduação em Anatomia, tem se dedicado a ensinar a organização do corpo humano para estudantes de diversos cursos de graduação da universidade. Atualmente o Programa de Graduação em Anatomia do ICB/ UFRJ oferece disciplinas na área de Morfologia para os cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Educação Física, Física Médica e Saúde Coletiva. São oferecidas 40 disciplinas de graduação para praticamente todos os cursos da área da saúde, atendendo mais de 4 mil alunos por ano. O Programa é coordenado pelo professor Fabio Mendes e conta com 23 docentes, 5 técnicos em Anatomia e Necrópsia e uma média de 100 monitores por ano. Os docentes do programa dedicam-se ao ensino, à produção de conhecimento e às atividades de extensão. Estas atividades se potencializam, se refletindo em uma alta qualidade de ensino.
Para a realização das atividades práticas de ensino o Programa de Graduação em Anatomia possui um Anatômico, coordenado pelo professor Fabio Mendes e localizado no subsolo do bloco F do prédio do CCS. As atividades com os alunos incluem aulas com peças cadavéricas e peças plastinadas, e atividades de dissecção. Para a realização destas atividades o Anatômico possui 6 salas com bancadas para as aulas práticas e dissecções, auditório, sala de disseção, ossário e salão para preparação e armazenamento das peças cadavéricas.
Para que alguns alunos possam se aprofundar no estudo da Anatomia e auxiliem os professores na atividades de ensino de Anatomia contamos com um amplo Programa de Monitoria, coordenado pelo Professor Paulo Louzada. Alunos de graduação são selecionados em um concurso anual para a monitoria. Os monitores selecionados recebem treinamento em atividades de dissecção, alem de auxiliar nas aulas práticas de Anatomia.
O Programa de Graduação em Anatomia foi pioneiro no nosso país na utilização da técnica de plastinação para a conservação permanente de peças cadavéricas. Este trabalho surgiu a partir da iniciativa inovadora da professora Suzanne Queiroz que trouxe esta técnica para o Brasil. Através da injeção de resina de silicone a técnica de plastinação permite que as peças sejam preservadas em suas formas originais, com ausência de odor e umidade, maior durabilidade e não toxicidade. As peças plastinadas são amplamente utilizadas nas aulas do Programa de Anatomia, além de serem importantes recursos didáticos em atividades de extensão, como o curso “Um Mergulho no Corpo”, destinado à capacitação de professores do Ensino Médio, e o projeto “Ciência Sobre Rodas”, que visa a divulgação científica nas escolas municipais no Rio de Janeiro.
A Unidade de Plastinação do Programa de Anatomia do ICB possui cerca de 1.000 peças anatômicas isoladas de humanos e de animais. O setor conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha na confecção das peças, incluindo o professor Marcos Santos, a professora Suzanne Queiroz, o biólogo Almir Lobo e o técnico em Anatomia e Necrópsia Genaro Amaral. Além disso, os alunos de graduação que exercem a função de monitores das aulas de Anatomia, também participam do processo de confecção das peças plastinadas.
A estrutura física e de pessoal do Anatômico também tem sido utilizada para cursos de extensão que envolvam o uso de peças cadavéricas como, por exemplo, cursos de técnicas cirúrgicas em cadáveres. Estes cursos são realizados durante os finais de semana ou no período de férias escolares e envolvem obrigatoriamente conteúdos diferentes dos conteúdos básicos dos cursos de graduação e pós-graduação. O público-alvo destas atividades são professores em formação continuada, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e público em geral. Os cursos são coordenados por professores do Programa de Anatomia e contribuem para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.
No corredor do Anatômico existe ainda uma exposição permanente com peças anatômicas e documentos históricos, que contam um pouco da trajetória deste programa /departamento bicentenário.
..............................................................................................................................................
Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento
O Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento é composto por 16 professores permanentes e 4 professoras substitutas (no 2º semestre de 2016). Somos responsáveis por 38 disciplinas para os Cursos de Biologia, Ciências Biológicas Modalidade Médica, Ciências Biológicas Modalidade , Enfermagem, Engenharia de Bioprocessos e Alimentos, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional.
Nessas disciplinas ensinamos sobre a evolução e a importância da Biologia Celular, metodologias de estudo, membranas, citoesqueleto, adesão e junções, estrutura do núcleo, síntese de RNA e regulação gênica, síntese e degradação de proteínas, retículo, Golgi, lisossoma, mitocôndria, peroxissoma, ciclo celular, apoptose, sinalização e diferenciação celular.
Além de aulas teóricas e seminários, temos aulas práticas coordenadas pelo professor Cristianho Coutinho e um programa de Monitoria, Coordenado pelo professor Leonardo Andrade.
No momento, o programa é coordenado pela Professora Ana Cristina Vilela Silva.
Programa de Graduação em Farmacologia
O atual Programa de Graduação em Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas conta com 20 docentes, todos com título de Doutor, e com formação em áreas diversas e complementares.
A farmacologia se definida genericamente como a ciência que estuda a ação dos fármacos, apresenta uma grande interface com disciplinas afins como fisiologia, biologia celular e bioquímica, e desta forma, na sua aplicação mais básica, ela contribui para o entendimento do funcionamento do organismo.
O programa de Farmacologia é responsável pelo ensino de farmacologia básica e clínica em todas as carreiras da área da saúde, bem como na psicologia e ciências biológicas (modalidades: biomedicina e biofísica). As disciplinas contam com aulas práticas, permitindo aos alunos sedimentarem os conceitos transmitidos nas aulas teóricas. Elas têm como objetivo capacitar os graduandos a identificarem formas de garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, contribuindo assim também para a construção a posteriori de equipes de saúde multidisciplinares.
O programa oferece anualmente aos alunos de graduação da UFRJ um estágio didático (monitoria) em que eles participam de disciplinas colaborando com o ensino de graduação de várias maneiras. O número de vagas depende do número de bolsas disponibilizado pela universidade.
..............................................................................................................................................
Programa de Graduação em Histologia
O Programa de Graduação em Histologia (PGH) do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, é constituído por 14 professores, vinculados a laboratórios localizados nos blocos B e F do Centro de Ciências da Saúde e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O Programa conta também com funcionários técnico-administrativos e dezenas de alunos-monitores bolsistas e voluntários anuais. Todos os profissionais são extremamente qualificados, engajados em atividades de ensino nos cursos regulares da áreas biomédicas e biológicas.
O PGH do ICB tem como compromisso a produção e divulgação do conhecimento, além da formação sólida nas áreas de sua competência – Biologia das Células e dos Tecidos. Atualmente, o PGH contribui para a formação científica de cerca de 1000 (mil) futuros profissionais da Área de Saúde, que passam por salas de aula e laboratórios de pesquisa básica e aplicada a cada semestre. Recentemente, os docentes do PGH passaram a utilizar um moderno parque de microscopia óptica para o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, além de um laboratório de histotécnicas que está sendo construído com o intuito de servir à graduação e à pós-graduação do ICB. Somando-se às atividades de ensino e pesquisa, parte dos docentes estão diretamente envolvidos com projetos de Extensão, voltados a divulgação científica e outras áreas afins.
Atualmente, o PGH é coordenado pelos professores Felipe Leite de Oliveira e Leandro Miranda Alves.